A presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joênia Wapichana, anunciou que deixará o comando do órgão no mês de março para disputar as eleições de 2026. A ex-deputada federal pretende concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados por Roraima.
Joênia já exerceu mandato como deputada federal entre 2019 e 2022. Na tentativa de reeleição, em 2022, obteve votação suficiente para figurar entre os mais votados do estado, mas acabou ficando de fora da Câmara devido ao não atingimento do coeficiente eleitoral pelo partido Rede Sustentabilidade.
Segundo informações divulgadas pelo G1, a saída de Joênia da Funai deve ocorrer ainda em março. O anúncio foi feito durante agenda oficial da presidente da fundação na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.
Nas eleições de 2018, Joênia Wapichana foi eleita deputada federal com cerca de 8 mil votos. Já em 2022, ampliou sua votação para mais de 11 mil votos, mas não conseguiu retornar ao Congresso Nacional.
No governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Joênia ocupa a presidência da Funai desde o início do mandato. A fundação é vinculada atualmente ao Ministério dos Povos Indígenas, comandado pela ministra Sônia Guajajara.


